top of page

Comunicações

Patricia Guernelli Palazzo Tsai

Doutora em Ciências da Religião junto à UMESP. Visiting Scholar na Universidade de St. Andrews (2023/2024-1). Membra do Centre for the Study of Religion and Politics, da Universidade de St. Andrews. Professora do Instituto Pramāṇa e Diretora Jurídica da Associação Buddha-Dharma. Co-fundadora da Sakyadhita São Paulo. Editora-chefe do Practical Theology Hub (British and Irish Association of Practical Theology).

Uma árvore sem raízes: uma análise do objeto de meditação transmitido pelas sete mulheres ao deva Indra no Sūtra das Sete Mulheres (佛說七女經)

A presente comunicação tem por objetivo apresentar a tradução de trecho do Sūtra das Sete Mulheres (佛說七女經 [T0556]), traduzido para o chinês no séc. III d.C. pelo leigo budista Zhī Qiān (支謙), com o objetivo de analisar o objeto de meditação (公案) por elas transmitido ao deva (諸天) Indra (釋提桓因). O objeto de meditação em questão evidencia o diálogo dos conceitos de śūnyatā (空性), tathāgatagarbha (如来藏) e pratītyasamutpāda (緣起法), sendo utilizado os argumentos de Kamalaśīla (740-795), em seu Madhyamakāloka, bem como com o Sermão do Grande Fundamento (大本經; Skt. Mahāvadānasūtra) [traduzido e comentado por Plínio Tsai]. Além disso, a apresentação busca aproximar esses elementos budistas com a noção de interdependência pensada a partir de Hannah Arendt (1906-1975).

©2025 por X Colóquio de Filosofia Oriental da Unicamp

Grupo de Estudos Brasil-China

bottom of page