
Comunicações
Tauan Sousa
Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (2016). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (2014). Atua como professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
Filosofia da libertação, cosmopolitismo chinês e suas bases filosóficas: diálogos interculturais numa perspectiva transmoderna.
A comunicação objetiva apresentar aproximações entre as bases filosóficas e implicações que atravessam a proposta do “Cosmopolitismo Chinês” e da Filosofia da Libertação, conforme apresentado por Shuchen Xiang e Enrique Dussel. Se, diante do acontecimento Antropoceno, as bases “civilizatórias” do Ocidente moderno/capitalista têm sido apresentadas nos debates mais críticos como fontes desta crise de múltiplas dimensões, a partir da proposta dusseliana da Trasmodernidade - considerada não como um idealizado multiculturalismo simétrico de bases liberais, mas sim como um diálogo transversal entre culturas que respondem aos desafios colocados pela Modernidade a partir de seus próprios referenciais -, pensamos que o diálogo intercultural entre matrizes filosófico-civilizacionais Sul-Sul é um dos caminhos fundamentais para o enfrentamento desta mesma crise e dos dilemas por ela produzidos.

©2025 por X Colóquio de Filosofia Oriental da Unicamp
Grupo de Estudos Brasil-China
